

Case Bacio di latte

Bacio di Latte dobra participação do app próprio nas vendas em 2024
Tecnologia diminui dependência da rede de sorveterias dos marketplaces e aumenta intensidade do relacionamento com os clientes. Bacio di Latte, reconhecida por ser a maior rede de gelatos premium do Brasil, vê o crescimento contínuo de seu app próprio com portfólio criado especialmente para este canal de vendas.
Delivery, Take away & Drive-Thru, Programa de Fidelidade
App de pedidos digitais com venda online, promoções e cupons, fidelidade ominichanel e inteligência em dados
Pedido digital e fidelidade
Hanzo
Com 200 lojas no Brasil, das quais 116 conectadas ao delivery, a rede de sorveterias Bacio di Latte enfrenta um problema comum a muitas empresas: como rentabilizar sua operação ao mesmo tempo em que entrega cada vez mais conveniência aos consumidores. Tendo atualmente 14% de seu faturamento proveniente do canal de entregas, a empresa enxerga o delivery e seu aplicativo próprio como ferramentas essenciais nessa jornada.
Problema estratégico
Embora entendesse que o aplicativo teria uma importância estratégica em seu crescimento, o projeto do app estava travado durante as fases finais da pandemia. “Precisávamos lançar o aplicativo para termos as alavancas necessárias para entender melhor os clientes, evoluir a partir desse entendimento e impulsionar os negócios”, afirma Mario Bernardes, CIO da Bacio di Latte.O app foi idealizado como uma plataforma de relacionamento com o cliente e fidelização, além de uma máquina de vendas. Ter um app próprio integrando venda digital com um programa de fidelidade também foi visto como uma forma de obter resultados mais saudáveis para o negócio, conhecer melhor os clientes e continuar a ser relevante no médio/longo prazo.


Solução implementada
A discussão interna sobre o app próprio começou em 2021 e demorou a decolar. Naquela época, a empresa já trabalhava com delivery utilizando marketplaces, com uma integração de pedidos quase manual. “Avaliamos diversas opções de mercado e optamos pela Hanzo, que entendeu bem nossas demandas e atuou com agilidade”, explica. Lançada em junho de 2022, a primeira versão do app contava com funcionalidades essenciais, como venda por delivery, integração com os sistemas de ponto de venda e gestão de pedidos.
Detalhes da solução
O passo seguinte foi integrar o programa de fidelidade. “Conseguimos unir todas as pontas e alimentar nosso datalake em uma estratégia de comunicação integrada e personalizada”, comenta Steffie Watanabe, head de Growth Marketing da Bacio di Latte. As mensagens são enviadas aos clientes por push, email, SMS e WhatsApp.Com o app e o programa de fidelidade omnichannel, a base de clientes cadastrados saltou mais de 40% no último ano. Hoje, a empresa conta com mais de 1 milhão de clientes fidelidade, número impulsionado também por uma estratégia robusta de mídia digital focada em atrair usuários para o aplicativo. Além disso, os clientes do Club Bacio compram, em média, quatro vezes mais do que os clientes não aderentes do programa de fidelidade, o que reforça o impacto positivo direto do app e da personalização nas métricas de LTV (lifetime value) e RFV (recência, frequência, valor).
Em 2024, o app próprio da marca registrou aproximadamente 250 mil pedidos, representando um crescimento de mais de 40% em relação a 2023 e consolidando o canal como uma frente estratégica para a expansão da marca


RESULTADOS
Atualmente com mais de 1 milhão de clientes cadastrados no programa de fidelidade, dos quais mais de 15 mil compram mensalmente no digital, a Bacio di Latte tem tido resultados significativos com o uso do aplicativo:
- O app responde por 30% das vendas off premise da marca, e 4,2% do faturamento total da empresa;
- A participação do app nas vendas dobrou no ano passado;
- O crescimento das vendas digitais foi de 50% em 2024, o dobro das lojas físicas;
- Mais de 250 mil pedidos foram feitos via app em 2024, consolidando a preferência dos consumidores pelo canal próprio.
- O programa de fidelidade elevou o LTV, com os clientes do clube bacio comprando 4 vezes mais do que clientes não fidelizados.
Novos recursos em desenvolvimento
Com um mix de produtos mais enxuto no delivery (apenas potes de sorvetes em versões de 1kg, 0,5kg, 400g e 250g), o impacto do app deverá ir muito além das vendas. “Passaremos a focar em trazer clientes que gerem recompra e valor real para o negócio”, afirma Steffie. “Com o app conseguimos envolver mais os consumidores e aumentar seu LTV”, acrescenta.A empresa quer passar a fazer segmentações dentro do aplicativo, aumentando a assertividade das ações de marketing. Já a Hanzo pretende, em 2025, ampliar o uso de IA na análise de dados, segmentação dos clientes na plataforma e personalização da experiência e comunicação, além de lançar novas funcionalidades que otimizem o e-commerce e programa de fidelidade.
